A presença de sangue nas fezes geralmente é causada por uma lesão situada em qualquer ponto do sistema digestivo, desde a boca até ao ânus. O sangue pode estar presente em quantidades muito pequenas e não ser visível ou ser bem aparente.
Normalmente, sangramentos que acontecem antes do intestino, ou seja, na boca, esôfago ou estômago, dão origem a fezes negras e muito mau cheirosas, conhecidas como melena, que resultam da digestão do sangue no estômago. Já as fezes que apresentam sangue vermelho vivo, podem indicar um sangramento no intestino, geralmente na porção mais final do intestino grosso ou ânus, chamada de hematoquezia.
Assim, dependendo do tipo de fezes com sangue, o médico pode desconfiar de causas diferentes, o que pode ser confirmado com outros exames complementares, como a endoscopia ou a colonoscopia, facilitando o tratamento.
Principais causas de sangue nas fezes
As causas que levam à presença de sangue pode variar de acordo com o tipo de fezes:
1. Fezes muito escuras e mau cheirosas
As fezes muito escuras e mau cheirosas, também chamadas de melena, são normalmente resultado de sangramentos que acontecem antes do estômago e, por isso, as principais causas incluem:
- Varizes esofágicas;
- Úlceras gástricas;
- Gastrite;
- Esofagite erosiva;
- Síndrome de Mallory-Weiss;
- Tumores no estômago.
Além disso, o uso de alguns medicamentos, especialmente os suplementos de ferro, também podem dar origem a fezes muito escuras e com mau cheiro, mas acontecem pela eliminação do ferro e não por um verdadeiro sangramento.
2. Fezes com sangue vermelho vivo
Já as fezes com sangue vermelho vivo significam que o sangramento está ocorrendo no intestino, uma vez que o sangue não foi digerido e, por isso, mantém sua coloração vermelha. As causas mais comuns para esta condição incluem:
- Hemorroidas;
- Fissuras anais;
- Diverticulite;
- Doença de Crohn;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Pólipos intestinais;
- Câncer de intestino.
Para identificar o sangue nas fezes basta observá-las logo após evacuar, sendo que o sangue pode ser bem visível, mostrando-se em volta das fezes ou pode-se notar pequenos riscos de sangue nas fezes.
3. Sangue oculto nas fezes
O sangue oculto nas fezes é um tipo de sangue vermelho vivo nas fezes, mas que não pode ser facilmente observado. Por isso, é comum que esta expressão seja utilizada apenas no resultado de um exame de fezes, por exemplo, e significa que existem pequenas quantidades de sangue que estão no meio das fezes.
Geralmente, o sangue oculto tem as mesmas causas das fezes com sangue vermelho vivo, mas é importante que o resultado seja avaliado pelo médico, já que pode ser necessário fazer mais exames para confirmar a causa.
O que fazer em caso de sangue nas fezes
O primeiro que se deve fazer depois de identificar a presença de sangue nas fezes, ou sempre que existir suspeita de se possuir sangue nas fezes, é consultar um gastroenterologista ou um clínico geral.
Geralmente, o médico pede um exame de fezes, mas, de acordo com o tipo de fezes, pode ainda pedir outros exames complementares como exame de sangue, colonoscopia ou endoscopia, para tentar achar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.
Como é feito o tratamento
O tratamento para eliminar o sangue das fezes depende bastante da sua causa. Muitas vezes, uma úlcera gástrica é a causa do problema e, aí, a solução passa por tratar a úlcera com o uso de antiácidos e uma dieta especial, por exemplo. Outras vezes, a solução está em melhorar a alimentação da pessoa, se o problema for causado por fezes muito secas, por exemplo.
Investigar minuciosamente o que está originando o sangue nas fezes é o ponto de partida. A única forma realmente eficaz de cuidar deste incômodo é consultar um médico e tratar a origem do problema.
Fonte: Portal Tua Saúde